domingo, 26 de agosto de 2012

O JEITO NOBRE DO PT GOVERNAR



Para os pobres que não tinham vez nem voz em governos anteriores, a administração do PT viabilizou a Bolsa Família e depois o Brasil Sem Miséria (Combate à miséria externa). Em São Paulo a Bolsa Família reduziu não somente a desigualdade social, mas a criminalidade. Segundo pesquisa realizada pela PUC-Rio o Programa é responsável pela queda de 21% da criminalidade lá. O PT de Afogados também tem propostas nesse âmbito: o Programa Bolsa Família Municipal vem para complementar o Programa Federal que atende em Afogados da Ingazeira 6000(seis mil) famílias, sendo que são 8000 (oito mil) cadastradas; isso significa que 2000(duas mil) famílias estão em lista de espera, coisa que a Bolsa Família Municipal resolveria.

Para os jovens estudantes o governo veio com o PROUNI (Programa de bolsas em universidades privadas). Foi criado no ano de 2004 e ligado ao Ministério da Educação. O PROUNI oferece bolsas para cursos de graduação e formação específica aos estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou privadas. Versões municipais já estão em proposta por candidatos do PT, como Humberto Costa (Recife), que pretende criar bolsas de estudos em instituições privadas a estudantes de baixa renda que concluírem o Ensino Fundamental na rede pública municipal. Proposta que o PT de Afogados em parceira com outras instituições pode viabilizar no município. Além de transformar as escolas municipais em escola de tempo integral.

            Para os agricultores familiares, camponeses e comunidades tradicionais o governo veio com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar que garante por meio de transferência de recursos financeiros a alimentação escolar dos alunos da educação básica e filantrópica), dois Programas que apoiam o desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos, como consta no Caderno de Legislação do PNAE e PAA, além de garantir o direito à alimentação escolar, visando garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontram em vulnerabilidade social. Segundo Relatório do I Fórum de Agricultura Familiar e Sociobiodiversidade, de 21-23 de março de 2012, o PNAE apresenta algumas dificuldades, entre as quais a efetivação da aplicação dos 30% dos recursos em compra de produtos oriundos da agricultura familiar, indígena ou quilombola com dispensa de licitação. A proposta do PT para as famílias é a compra de 100% da merenda, priorizando  os agricultores familiares e comunidades tradicioais.
           
            É assim que o PT quer governar Afogados da Ingazeira. Por que administração não se faz com palavras ou em busca de vantagens pessoais e de crescimento a custa da vida do povo. O exercício de governar não se faz concentrando em si tudo que se corresponde a administração. O governo do PT transmitiu a todos que governar se faz com a escuta popular.

Por Denis Venceslau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos mostrar seu ponto de vista sobre isso....